saopaulo.sp.gov.br Cidadão SP

Cultura e
Economia Criativa

saopaulo.sp.gov.br Cidadão SP

Cultura e
Economia Criativa

RELAÇÕES COM A COMUNIDADE

domingo-arte-thumbnail

Domingo com Arte

No segundo domingo de cada mês, a esplanada do Museu Casa de Portinari se transforma em um espaço aberto para a troca e disseminação das artes e da cultura, durante a programação “Domingo com Arte”. A ação é voltada para pessoas que procuram uma opção de lazer cultural e familiar aos domingos, artistas plásticos regionais produzem e expõe suas obras interagindo diretamente com o público e músicos que se apresentam proporcionando um ambiente relaxante e acolhedor para os presentes. Para os artistas, a atividade também é uma chance de que as pessoas conheçam seus trabalhos, além da oportunidade de se aproximarem fisicamente das obras de um dos pintores brasileiros com maior destaque nacional e internacional, Candido Portinari. Com participação gratuita, a atividade acontece sempre das 9h às 12h e das 14h às 17h, na Praça Candido Portinari.

Férias no Museu

Nos meses de janeiro e julho, a diversão está garantida no Museu Casa de Portinari para as crianças que esperam, ansiosas, pela chegada das férias escolares. Para celebrar, a instituição realiza a tradicional programação “Férias no Museu”, com brincadeiras de rua, recreação com brinquedos antigos e oficinas culturais e artísticas, na esplanada do equipamento, com participação gratuita.

oficinas-andantes-thumbnail

Oficinas Andantes

O projeto “Oficinas Andantes” tem como proposta levar arte, cultura e lazer aos bairros de Brodowski. A ação extramuros do museu dá a oportunidade para que a comunidade – principalmente crianças e jovens – participe de oficinas de pintura, dobradura e artesanato, de brincadeiras populares e músicas.

Contemplando a missão da instituição, que busca a ampliação e consolidação de seu papel por meio do desenvolvimento de ações de inclusão social, a atividade visa aproximar as pessoas do legado – artístico, político e social – de Portinari. Oferecida gratuitamente, a atividade é realizada das 9h às 12h e das 14h às 17h.

curso-infantil-de-pintura-thumbnail

Curso Infantil de Pintura

Desenvolvido anualmente pelo Museu Casa de Portinari, o “Curso Infantil de Pintura” é destinado à crianças de 8 a 12 anos e conta com a parceria  de escolas e associações assistenciais da cidade. A atividade tem como objetivo contribuir para um desenvolvimento teórico e técnico, inserindo a arte como um elemento transformador na vida de cada participante, proporcionando também a descoberta de novos talentos infantis.

As aulas são ministradas pelo artista plástico Antônio Ailton Rufato. Em todas as edições, o grupo de alunos é dividido em duas turmas, uma no período da manhã e outra à tarde.

Semana de Portinari

Em agosto, o Museu Casa de Portinari, em parceria com a prefeitura, promove a Semana de Portinari. Com intuito de comemorar o aniversário de Brodowski (22/8) e homenagear um dos principais pintores nacionais, Candido Portinari, o evento oferece diferentes atividades culturais gratuitas. Entre os destaques estão as oficinas culturais, exposição coletiva de artes plásticas, desfile, teatro, apresentações artísticas e o projeto “Pintura Mural”.

Durante a programação da Semana de Portinari também acontece a Piazza Della Nonna, festa típica italiana, inspirada na cultura dos primeiros imigrantes que se estabeleceram na cidade. O evento conta com gastronomia, música e homenagem às famílias tradicionais. As barracas de comidas típicas são comandadas por associações filantrópicas da própria cidade.

Exposição Coletiva de Artes Plásticas

O público da Semana de Portinari tem a oportunidade de ter contato com diferentes técnicas em pinturas, desenhos, esculturas e instalações, de artistas de todo o Brasil. Durante a mostra artistas plásticos apresentam seus trabalhos em um ambiente estimulante e enriquecedor.

Pintura Mural

Anualmente, durante a Semana de Portinari, o Museu realiza a tradicional Pintura Mural, transformando Brodowski em um ateliê a céu aberto. Para a ação são convidados artistas de toda a região para ilustrarem muros da cidade. Vários locais já serviram como telas como escolas, cemitério e instituições locais.

Família Legal

Aos finais de semana, as famílias que visitam o Museu Casa de Portinari participam de ações especiais. Após o percurso, os educadores propõem o desenvolvimento de ações como perguntas e respostas, quebra-cabeça, jogo da memória, entre outras atividades que complementam o passeio e divertem. Antes de irem embora, recebem o certificado Família Legal.

É Gostoso Ser Criança no Museu

Para celebrar o Dia das Crianças, o Museu realiza a programação especial “É Gostoso Ser Criança no Museu”. São oficinas de brinquedos e brincadeiras antigas, retratadas diversas vezes por Portinari em suas obras plástica e poética, que encantam os pequenos e também seus acompanhantes, que acabam interagindo e formando um ambiente de harmonia, aproximando gerações.

Juntando Memórias

Lançado durante a 37ª Semana de Portinari (2012), o projeto “Juntando Memórias” tem como proposta que a população de Brodowski, os visitantes do museu e os participantes das atividades realizadas pela instituição cultural, contribuam com fotografias, documentos e lembranças de antigas edições da Semana de Portinari e de outros projetos relacionados ao museu.

Também é um dos objetivos que o público envie informações que ajudem a identificar fatos e pessoas que aparecem nos arquivos postados no site do projeto. Conheça a iniciativa na íntegra acessando: www.juntandomemorias.org.br

Ações socioeducativas e culturais

Em busca de uma aproximação ainda maior com a comunidade brodowskiana, o Museu Casa de Portinari realiza ações destinadas a diferentes públicos. Em 2013, somando esforços com a promotoria da cidade, as associações e clubes de serviço, o museu promove palestras, cursos, workshop e oficinas destinadas aos adultos, jovens e crianças em situação de vulnerabilidade social.

Semana de Museus

Todos os anos, no mês de maio, o Museu Casa de Portinari realiza atividades especiais que integram a programação da Semana de Museus. Promovida pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) a agenda anual propõe um tema para a execução de atividades diversificadas em instituições culturais, principalmente, museológicas, para comemorar o Dia Internacional de Museus (18/5).

Primavera de Museus

Com a chegada da primavera, os museus e instituições culturais são convidados pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) para oferecerem uma programação especial, com o objetivo de sensibilizar os museus e a comunidade para o debate sobre temas da atualidade, estimular a visitação aos museus e incentivar a aproximação entre sociedade e museus.

Consciência Negra

Em celebração ao Dia da Consciência Negra (20/11), o Museu Casa de Portinari oferece uma programação especial com intuito de abordar a importância e a influência do povo negro na formação da sociedade e cultura brasileira. A data marca a morte de Zumbi, líder negro que lutou pela libertação dos escravos.

Viagem pelos Caminhos de Portinari

A partir de 2016, alunos da rede municipal de Brodowski têm disciplina dedicada à Portinari. O projeto “Viagem Pelos Caminhos de Portinari” consiste em um complemento curricular conforme a Constituição Federal, o Plano Nacional de Educação e o Artigo 26 da Lei nº 9.394/96 – LDB – Lei de Diretrizes e Bases.

Rede Protetiva

O Museu participa da Rede Protetiva, iniciativa do Ministério Público de Brodowski com a sociedade civil. São realizadas várias atividades, como cursos e oficinas, voltadas para população em situação de vulnerabilidade social.

Parceria com a Funap

O Museu estabeleceu em 2016 uma parceria com a Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” para a realização de atividades artísticas e inclusivas com os internos do Centro de Progressão Penitenciaria de Jardinópolis – CPP. A Funap foi instituída há mais de 30 anos e é vinculada à Secretaria de Estado da Administração Penitenciária e tem por missão contribuir para a inclusão social de presos e egressos.