Ir para o conteúdo

opções de acessibilidade

Galpão das Artes

Foto de um prédio da década de 40, a fachada tem uma janela de ferro com quadriculados preenchidos com vidro transparentes, sendo a ferragem branca em cada lateral e uma porta de ferro branca ao centro. No topo central uma placa com o nome do local "Galpão das Artes" e uma logomarca em cores.

O Museu Casa de Portinari tem como missão preservar, pesquisar e comunicar, para estudo e entretenimento, a casa onde viveu Candido Portinari. Também compõe a missão do museu, pelas características e vocação, elaborar conteúdos e recursos de informação sobre a vida e obra do pintor Portinari, articular-se com marcos da memória da cidade e ser um polo de fomento de expressão artística.

Museus são instituições de memória e salvaguarda, que produzem e divulgam conhecimento, e suas ações devem sempre enaltecer o protagonismo que a cultura deve ocupar na vida dos indivíduos de uma sociedade.

A partir da inspiração da vida e obra de um pintor que precisou sair de seu povoado em busca de conhecimento e formação artística e se transformou no maior ícone da pintura brasileira de todos os tempos, o Museu Casa de Portinari, ao longo dos anos, vem desdobrando inúmeros esforços para oferecer à sua comunidade e entorno, um espaço que pudesse congregar diferentes linguagens da arte e ser um elo permanente de conexão entre as pessoas e o conhecimento cultural.

O “Galpão das Artes” é fruto desse entendimento. Incorporado ao museu em 2023, a proposta do galpão é disponibilizar aos diferentes públicos, uma área de fruição artística por meio de atividades educativas e culturais da instituição, que, ao mesmo tempo, abre portas para múltiplas iniciativas e manifestações culturais, de diversas linguagens e naturezas com o intuito de promover um constante diálogo entre o museu, artistas, instituições culturais e o público em geral.

Como chegar?