Ir para o conteúdo

opções de acessibilidade

Edificação

O terreno do Museu Casa de Portinari tem área de 1674 m2 e conta com três construções que ocupam cerca de 490 m2: a casa onde viveu o pintor Candido Portinari na infância e em temporadas quando já adulto, uma edícula e uma pequena capela. Estas construções e as pinturas murais feitas pelo artista em algumas das paredes são consideradas patrimônio histórico e artístico estadual e nacional.

Nas construções, as paredes têm tijolos de barro, as telhas são do tipo colonial e marselha, além de haver forro e lambrequins de madeira, pisos com assoalho ou ladrilho hidráulico, portas, janelas e acabamentos de tipos variados.

Os primeiros cômodos da casa principal foram construídos por volta de 1900 e, até a década de 1950, a família fez reformas para aumentar os espaços. A edícula foi construída como moradia de uma das avós do artista e a capela, feita na década de 1940, está decorada com uma série de pinturas murais.

Todas estas construções receberam pequenas adaptações em 1970 para o uso como museu. Em 2013, foi feita a restauração do conjunto e as fachadas foram pintadas com uma das várias cores utilizadas pela família Portinari ao longo do tempo.

O museu conta também com um imóvel vizinho e com um terreno nos fundos. O imóvel vizinho tem área de 697 m2 e pequena casa de 106 m2, a qual abriga exposição, sala de guarda de acervo e coleção de livros. O terreno nos fundos, pertencente ao IPHAN, tem área de 2852 m2, com árvores de diversas espécies, e é utilizado para acolhimento e diversas atividades dos visitantes.