Ciclo de palestras sobre a obra de Candido Portinari

Parte essencial do Programa de Acervo do Museu Casa de Portinari, as palestras relacionadas à coleção da instituição e produção plástica do artista podem ser consideradas importantes complementos das atividades de pesquisa e disponibilização de informações tanto ao público em geral quanto ao estafe da instituição.  Nesse sentido, o Museu Casa de Portinari promove constantemente diferentes ciclos de palestras e cursos que capacitam os participantes para desenvolvimento de olhares diferenciados e robustos para as artes e áreas afins, com  a obra de Portinari como centro das discussões.

Nos últimos meses, o Prof. Dr. Percival Tirapeli, artista plástico, pesquisador e professor titular em História da Arte Brasileira no Instituto de Artes da UNESP/São Paulo, ficou responsável por realizar as pesquisas e compartilhar com o público seus conhecimentos sobre a obra de Candido Portinari. Com encontros mensais, sempre às quartas-feiras, dia em que oportunamente o museu estende seu horário de atendimento ao público, os participantes tiveram a chance de ouvir o professor na “salona” do museu, cercados pela coleção da instituição e imersos na mesma atmosfera que inspirava o pintor.

O primeiro encontro trouxe o tema “Arte Sacra na Obra de Portinari”. Na ocasião, Tirapeli tratou da profundidade religiosa observada em trabalhos do artista, sobretudo na Capela da Pampulha, em Belo Horizonte, na Igreja Bom Jesus da Cana Verde, em Batatais e na Capela da Nonna, nos jardins de sua casa em Brodowski. Segundo a pesquisa , os gestos e as vestimentas dos santos, as cores, a posição, os olhares retratados, as expressões e o ambiente, nada foi acidental ou fortuito, mas, sim, fruto de intenso estudo, dedicação e verdadeira maestria de um pintor movido pela paixão a arte entrelaçada com os valores familiares. Houve grande participação do público, que  interagiu com o palestrante durante  a apresentação.

Na segunda ocasião, a palestra foi desenvolvida sobre o tema “A história do Brasil nos painéis de Portinari”. Nesse encontro, a discussão se deu em torno da amplitude da obra de Portinari dentro da história brasileira, mencionando as particularidades artísticas de obras como “O Descobrimento”, “A Primeira Missa no Brasil”, “A Chegada de Dom João VI ao Brasil” e “Tiradentes” que retrataram eventos maiúsculos da história nacional, e também pontos igualmente importantes, porém de menor expressão, tais como, os ciclos econômicos do Brasil, a industrialização e o desbravamento das matas. O público, que preencheu completamente todos os lugares disponíveis para o evento, apreciou análises das técnicas, suportes e propostas do artista por meio de diferentes trabalhos, que  destoam consideravelmente das tradicionais obras de mesma temática, de artistas como Victor Meirelles e Pedro Américo.

Serão realizados  três encontros nos próximos meses, com palestras altamente relevantes para aqueles que se interessam pela obra de Candido Portinari: “Referenciais da história da arte universal no trabalho do artista”, “O trabalho e o imigrante na paisagem do interior paulista” e “Aspectos iconográficos das obras do Museu Casa de Portinari”. A entrada é franca e não há necessidade de  inscrição.

É desejo do Museu Casa de Portinari continuar promovendo eventos dessa natureza, estreitando ainda mais os laços com a comunidade em que está inserido e oferecendo aos participantes conhecimento, cultura e novos olhares para a arte e a obra de Candido Portinari.