governo sao paulo
  • portugues
  • espanhol
  • ingles
  • diminuir texto
  • aumentar texto

Movimento “Tudo de Cor” vai revitalizar os Caminhos de Portinari, em Brodowski

Com lançamento marcado amanhã (22 de agosto), 104º aniversário da cidade, a ação é uma iniciativa da Coral, marca de tintas decorativas da AkzoNobel, em parceria com o Museu Casa de Portinari e a Prefeitura de Brodowski

Brodowski, agosto de 2017 – O Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari – Associação de Apoio ao Museu Casa de Portinari, em Brodowski, no interior paulista, ganhou um aliado importante no sentido de tornar, ainda melhor, a qualidade da visitação para o público. Trata-se de uma parceria com o movimento “Tudo de Cor”, iniciativa da Coral, marca de tintas decorativas pertencente ao grupo holandês AkzoNobel, que vai revitalizar três pontos históricos que compõem os Caminhos de Portinari, que fazem parte do projeto do Museu. O lançamento será nesta terça-feira, 22 de agosto, aniversário de Brodowski, às 10h00, no último dia da 42ª Semana de Portinari, que tem a Prefeitura como correalizadora.  

“A proposta do Museu Casa de Portinari é a de valorizar os laços do artista com sua terra natal. Os pontos históricos que integram os Caminhos de Portinari – Praça Candido Portinari, Igreja Santo Antônio, Estação Ferroviária, Coreto da Praça e Bebedouro Público de Animais – são elementos da paisagem urbana de Brodowski muito presentes na obra de Portinari. Eles passam a ser entendidos como uma extensão do Museu pela cidade”, explica Angelica Fabbri, diretora executiva da ACAM Portinari, Organização Social de Cultura.

Alcance Sociocultural

Em Brodowski, o Movimento “Tudo de Cor” revitalizará o prédio da antiga Estação Ferroviária (que atualmente, também abriga a estação rodoviária e a secretaria municipal da cultura), o Coreto da Praça e o Bebedouro Público de Animais, além das pegadas – pintadas no asfalto – que sinalizam os Caminhos de Portinari ao vistiante.

Além de fornecer as tintas necessárias para a intervenção, a Coral doará o material e a mão de obra especializada, que executará o trabalho com base em uma paleta de tons próximos aos que foram encontrados – a Coral é dona da paleta de cores mais completa do mercado, com 2.079 tonalidades. Além disso, o movimento “Tudo de Cor”, da Coral, contribuiu com a pintura dos murais artísticos da 42ª Semana de Portinari que homenageia o filho talentoso de Brodowski.

Pesquisa

Para definir a paleta, foi realizada uma ampla pesquisa e prospecção nos pontos históricos, lideradas por Júlio Moraes, especialista em restauração e consultor do Museu Casa de Portinari. Há quatro anos, Moraes e equipe descobriram um afresco do pintor, até então desconhecido, sob 15 sucessivas camadas de tintas.

“As prospecções pictóricas são feitas com metodologia e embasamento técnico-científico rigorosos, buscando vestígios de pinturas antigas e outros elementos informativos para descrever as sucessivas configurações que a estação e o coreto tiveram ao longo da sua história. Além de resgatarem as decorações pictóricas e os jogos de cores que eles tiveram em cada época da sua vida, os técnicos também os associam com a configuração arquitetônica primitiva e com as várias reformas que os prédios sofreram com o objetivo de fim de conservá-los e de adequá-los ao gosto de cada época”, explica Moraes.

“Todas as intervenções realizadas em espaços inseridos no contexto do Museu Casa de Portinari, entre eles os pontos históricos dos Caminhos de Portinari, só são realizadas com apoio técnico e de forma a resgatar e preservar as características originais do patrimônio. É importante que haja sempre esse olhar. Essa revitalização, por meio do Movimento ‘Tudo de Cor’, ajuda a consolidar o processo de reposicionamento do Museu, iniciado com a reforma e o restauro, há quatro anos”, destaca Angelica. A previsão é de que todas edificações sejam entregues devidamente revitalizadas no mês de novembro deste ano.

O movimento “Tudo de Cor” é a missão da Coral posta em prática: levar cor para a vida das pessoas, melhorando suas realidades e transformando seus lares e suas cidades. Desde seu lançamento, em 2009, já foram pintados aproximadamente 8.500 imóveis, incluindo patrimônios históricos (Pelourinho, centro histórico de Paraty, Ouro Preto e Olinda, estações ferroviárias Anhumas e Tanquinho, em Campinas, entre muitos outros projetos), e formados cerca de 4.500 pintores. “Acreditamos que pintar seja um ato de cidadania; afinal, quando pintamos, protegemos e embelezamos nosso patrimônio, cuidamos de quem amamos e levamos novas energias para o ambiente revitalizado, seja uma casa, um comércio, um bairro, uma cidade”, pondera Fernando Domingues, diretor de Marketing da AkzoNobel Tintas Decorativas. E completa: “Para nós, é motivo de orgulho promover uma transformação dessa grandeza e, assim, contribuir com a herança cultural não só da cidade de Brodowski, mas do país como um todo.” O “Tudo de Cor” está em consonância com o compromisso global da AkzoNobel “Human Cities” (“Cidades Mais Humanas”), cujo intuito é melhorar, energizar e regenerar comunidades urbanas ao redor do mundo inteiro.

Para manter o patrimônio de Brodowski vivo e protegido, serão usados mais de 1.300 litros de tintas e vernizes das marcas Coral e Sparlack, ambas da AkzoNobel. O destaque é a linha Coral Proteção Sol & Chuva, voltada exclusivamente a ambientes externos. A fórmula inovadora cria uma película flexível que acompanha os movimentos de contração e dilatação da parede, prevenindo fissuras e evitando infiltrações.

Sobre o Museu Casa de Portinari

Inaugurado em 14 de março de 1970, em Brodowski (SP), o Museu Casa de Portinari, instituição do Governo do Estado de São Paulo administrada pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo em parceria com a ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari), Organização Social de Cultura, com sede em Brodowski, tem como edificação a antiga residência de Candido Portinari e representa a forte ligação do artista com sua terra natal, origens e laços familiares. É o local onde ele realizou suas experiências com pinturas murais e se aprofundou na técnica ao passar dos anos. O acervo artístico da instituição constitui-se, principalmente, por trabalhos feitos em pintura mural, nas paredes do imóvel. Entre os ambientes que mais se destacam, estão o ateliê, com os objetos de trabalho do artista, e a “Capela da Nonna”, que Portinari pintou para sua avó. Em maio de 2014, o Museu foi reaberto ao público depois de um completo e minucioso restauro que durou cerca de dois anos, com nova expografia e a descoberta de um afresco inédito.

Sobre a ACAM Portinari

Fundada em 27 de novembro de 1996, a ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari) administra, em parceria com a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, três instituições museológicas no interior pertencentes ao Governo do Estado: Museu Casa de Portinari (Brodowski), Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre (Tupã) e Museu Felícia Leirner/Auditório Claudio Santoro (Campos do Jordão). A ACAM, que tem sua sede em Brodowski, tem como principal objetivo o desenvolvimento da área cultural, particularmente a museológica, por meio das colaborações técnico-operacional e financeira. A instituição também apoia as ações do SISEM-SP (Sistema Estadual de Museus), com quem realiza importantes iniciativas como oficinas de capacitação para museus, oficina de ensino à distância e, ainda, o Encontro Paulista de Museus, entre outras.

Sobre o movimento “Tudo de Cor”

Desde 2009, o movimento “Tudo de Cor”, da Coral, leva cor para a vida das pessoas, transformando seus lares e suas cidades. Nos últimos sete anos, foram pintados aproximadamente 8.500 imóveis pelo Brasil, além de formados cerca de 4.500 pintores que residem nas regiões beneficiadas. A iniciativa protege e embeleza as casas, os espaços públicos e patrimônios históricos, inspirando e engajando moradores, voluntários e cidadãos em geral em uma grande onda de cor, renovação e otimismo. A preocupação com o meio ambiente também faz parte do “Tudo de Cor”. Atualmente, são usados exclusivamente produtos à base de água, o que reduz o impacto na natureza. Dessa forma, fecha-se um ciclo sustentável que resulta no aumento da autoestima individual e do senso de cidadania coletivo. O movimento está em consonância com o compromisso global da AkzoNobel “Human Cities” (“Cidades Mais Humanas”), cujo intuito é melhorar, energizar e regenerar comunidades urbanas ao redor do mundo inteiro.

Sobre a Coral

A Coral, reconhecida mundialmente por sua excelência em inovação, tecnologia e satisfação de seus clientes, é uma das marcas de tintas mais conhecidas do Brasil. Sua expertise em cores resultou no desenvolvimento pioneiro de ferramentas que auxiliam na escolha e combinação de tons, como: o Coral Visualizer, aplicativo de realidade aumentada que pode ser baixado gratuitamente no site www.coral.com.br; o Colour Futures, estudo internacional de tendências de cores; e o Ideia Card, guia de combinações de tonalidades. Além disso, a Coral marca presença nas mídias digitais: Twitter (@TintasCoral), Facebook (/TintasCoral) e Instagram (@tintascoral). Em 2012, a Coral foi reconhecida no prêmio internacional Superbrands, que elege marcas excepcionais que atendem às necessidades dos mais diversos públicos.

A Coral tem a paleta mais completa do mercado, com 2.079 cores, e foi pioneira ao trazer, além de códigos, os nomes de todas as cores. Graças à postura inovadora, consolidou-se como geradora de tendências, ultrapassando as fronteiras da indústria química e posicionando-se como uma marca presente também nas áreas de arquitetura, decoração, design e moda. Desde 2008, a Coral faz parte da Divisão de Tintas Decorativas do Grupo AkzoNobel, multinacional de origem holandesa, a maior empresa de tintas decorativas do mundo.

Sobre a AkzoNobel

A AkzoNobel cria todos os dias produtos essenciais para tornar a vida das pessoas mais agradável e inspiradora. Como uma companhia global líder em tintas e revestimentos e uma das principais produtoras de especialidades químicas, fornecemos ingredientes essenciais, proteção essencial e cor essencial para indústrias e consumidores em todo o mundo. Respaldados por um legado de pioneirismo, nossos produtos inovadores e nossas tecnologias sustentáveis são concebidos para atender às crescentes demandas do nosso planeta em rápida transformação, tornando a vida mais fácil. Com sede em Amsterdã, na Holanda, empregamos aproximadamente 46 mil pessoas em cerca de 80 países, e nosso portfólio inclui marcas conhecidas, como Coral, Sikkens, International, Interpon e Eka. Consistentemente classificada como uma das empresas líderes em sustentabilidade, estamos comprometidos em energizar cidades e comunidades, criando um mundo protegido e colorido, onde podemos melhorar a vida das pessoas por meio do que fazemos.

 

Atendimento à imprensa:
Pixxis – (11) 2626.0286 (16) 3941.1010
www.pixxis.com.br
André Luís Rezende – (16) 9.8142-4299
andrerezende@pixxis.com.br
Juliana Dias – (16) 9.9233-1823
juliana@pixxis.com.br
Felipe Teruel – (16) 9.8136.8163
felipeteruel@pixxis.com.br

Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo:
Gisele Turteltaub – (11) 3339-8162 – gisele@sp.gov.br
Damaris Rota – (11) 3339-8308 – drota@sp.gov.br
Gabriela Carvalho – (11) 3339-8070 – gabrielacarvalho@sp.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*