Museu Casa de Portinari comemora 40 anos

Em 2010, o Museu Casa de Portinari completa 40 anos de preservação da memória de seu patrono, Candido Portinari. A casa no centro de Brodowski onde o pintor passou sua infância com a família será, durante o ano todo, palco de ações comemorativas. Depois de homenagear seus primeiros visitantes em março, neste mês o museu vai divulgar o nome dos vencedores de um concurso cultural que premiará os autores das melhores frases sobre as quatro décadas da instituição.

Criado em 14 de março de 1970, o Museu Casa de Portinari pertence ao Estado e é administrado em convênio com a ACAM Portinari. O espaço reúne desde documentos, móveis, tintas e pincéis que pertenceram ao artista até um acervo artístico constituído por trabalhos realizados em pintura mural, nas técnicas de afresco e têmpera. Nas salas de exposição, é possível descobrir diferentes facetas do artista: o poeta, o político e o desenhista. Um dos locais que mais encantam o público é a Capela da Nonna, que Portinari mandou construir para sua avó, onde, em lugar de santos, ele pintou afrescos com a fisionomia de seus parentes.

Museu e a comunidade

O Museu Casa de Portinari é conhecido pelo bom relacionamento com a comunidade. Neste mês, o museu vai implantar um projeto de oficinas itinerantes que, a exemplo do modelo criado para a Semana de Portinari, em 2009, passará a ser mensal e levará atividades educativas e culturais para os bairros de Brodowski. Outra iniciativa inovadora do museu para 2010 é a criação de certificados simbólicos para famílias e professores visitantes.

Na área da saúde, o museu participa do “Dia Nacional de Busca de Diabetes”, que acontece todo ano em novembro. Em parceria com o Hospital do Câncer de Barretos, também se torna local de cadastramento e captação de doadores de medula óssea. A Casa de Portinari conta, ainda, com ações culturais abertas à comunidade, realizadas frequentemente, como dança, teatro, música, artes visuais, entre outras. Com os grupos de terceira idade do município e clubes de serviço – Lions, Rotary, Maçonaria e Espaço Criança – promove parcerias durante todo o ano, sendo a mais importante na Piazza della Nonna, festa que mescla música e comidas italianas, durante a Semana de Portinari.