Museu Casa de Portinari é opção para o Carnaval paulista

Localizado em Brodowski, espaço cultural promove oficinas de máscaras, exposição e apresentação de marchinhas

Para os foliões que desejam se afastar dos destinos convencionais e passar o Carnaval no interior de São Paulo, o Museu Casa de Portinari, em Brodowski, é uma ótima opção de lazer. O espaço cultural, que pertence ao Governo do Estado e é administrado em convênio com a ACAM Portinari, tem em sua programação várias atividades relacionadas à maior festa popular brasileira e oferece alternativas gratuitas para crianças, jovens e adultos até o dia 17/02.

Ao passar pelos portões do museu neste período, os visitantes vão se deparar com uma variedade de fantasias espalhadas pelos jardins, num diálogo direto com réplicas de obras de Candido Portinari que retratam o Carnaval, entre elas “Chorinho” (1942), ´´Bumba-Meu-Boi´´ (1956) e “João Candido Com Cavalo” (1941). No interior da casa, outras fantasias dão colorido aos ambientes, e, ao som de marchinhas, um telão exibe mais obras do pintor relacionadas ao tema. Os admiradores de Portinari também podem conferir as ilustrações do livro “Maria Rosa”, da autora Vera Kelsey, em que o artista retratou máscaras tipicamente carnavalescas.

Para as crianças, a diversão fica por conta da oficina de máscaras em papel machê, realizada na praça Candido Portinari, em frente ao museu. Gratuita, a atividade é direcionada aos pequenos que queiram confeccionar uma fantasia com as próprias mãos. Sob orientação do artista plástico Evandro Caetano, as máscaras são feitas de papel machê (técnica francesa que utiliza papel picado, amassado e esmagado como matéria-prima), a partir de molde em argila. Depois são pintadas conforme o tema carnavalesco escolhido. Todo o material utilizado é fornecido pelo museu.

Nos dois primeiros finais de semana de fevereiro, a atmosfera de Carnaval no Museu Casa de Portinari será reforçada pelo repertório de marchinhas apresentado pelo músico de Brodowski Armando de Oliveira na praça em frente ao museu.

Oficina de Máscaras e Exposição de Fantasias
Período: até 17/02/2010
Marchinhas de Carnaval
Data: 06 e 07, 13 e 14/02/2010