Museu Casa de Portinari realiza programação especial na 8ª Semana Nacional Museus

De 17 a 23 de maio, o público da instituição poderá participar de atividades relacionadas ao tema deste ano, “Museus para a Harmonia Social”.

Em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18/05), o Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) realiza uma semana com programação especial em museus de todo Brasil. Na 8ª edição do evento, que acontece entre 17 e 23 de maio, o Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria de Estado da Cultura administrada em convênio com a ACAM Portinari, irá desenvolver em Brodowski uma série de atrações como palestras, oficinas e atividades culturais, relacionadas ao tema deste ano: “Museus para a Harmonia Social”.

Desde que foi criada, em 2003, a Semana Nacional de Museus realizou pelo menos 7.473 eventos, entre seminários, shows, exposições, visitas guiadas, palestras, exibição de filmes e documentários, em 2.445 instituições museológicas de todo o país. Neste ano, a programação conta com 1.763 atividades e tem 588 instituições participantes.

A partir do dia 17 de maio, o público do Museu Casa de Portinari poderá interagir com outros visitantes do museu, por meio de mensagens de paz que serão escritas em um “Livro Digital”. Desenvolvida a partir de um programa de computador que imita a aparência de um livro, a atração, chamada “Interatividade”, visa a disseminar aquela que é uma das principais vocações do museu, a harmonia social.

Seguindo a mesma proposta, a instituição promove uma reflexão sobre o tema “Paz”, a partir de reproduções tridimensionais da obra homônima do artista Candido Portinari. Com ajuda dos monitores, o público saberá um pouco mais da obra e poderá participar de um debate sobre a violência e o mundo atual. O original “Paz” faz par com o painel “Guerra” e foi pintado pelo artista como presente do governo brasileiro para a sede da ONU (Organização das Nações Unidas) em Nova York (EUA), em 1957.

Nos dias 18 e 20 de maio, os interessados poderão assistir a duas palestras, uma com o padre Antônio Élcio de Sousa (conhecido como Pitico) e outra com a psicóloga Sirlene Ferreira. Na primeira, o religioso abordará o respeito, a tolerância, o amor a si mesmo, ao próximo e à natureza, às 16h. No dia 20, a palestrante conduz uma discussão sobre a convivência social e o individualismo no mundo moderno, às 18h. Ambas as atividades serão realizadas no museu.

No sábado, 22 de maio, a Casa de Portinari realiza mais uma versão do projeto “Oficinas Andantes”, na praça que leva o nome do pintor e fica em frente ao museu. Com oficinas de pintura, música, brincadeiras e brinquedos, o museu espera reunir a garotada da cidade, a partir das 9h.