governo sao paulo
  • portugues
  • espanhol
  • ingles
  • diminuir texto
  • aumentar texto

Sobre o Museu

Museu Casa de Portinari

Fachada do Museu Casa de Portinari

Antiga residência de Candido Portinari, em Brodowski, o Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, representa a forte ligação do artista com sua terra natal, origens e laços familiares. É o local onde ele realizou suas experiências com pinturas murais e se aprofundou na técnica ao passar dos anos.

Devido às várias obras em pintura mural nas paredes da casa e em uma capela nos jardins da residência, a preservação do conjunto tornou-se imprescindível. O primeiro passo ocorreu em 9 de dezembro de 1968, quando a casa foi tombada pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).  No ano seguinte, o imóvel foi desapropriado e adquirido pelo Governo do Estado de São Paulo e, em 22 de janeiro de 1970, foi tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo). Com esforços da família do artista, do município e do Estado, o museu foi instalado e inaugurado em 14 de março de 1970. O complexo é constituído por uma casa principal, e anexos construídos em sucessivas ampliações. A simplicidade típica do interior é a maior característica do museu.

 

 

Missão

O Museu Casa de Portinari tem como missão preservar e divulgar, para estudo e entretenimento, a casa onde viveu Candido Portinari e o legado nela contido como objetos patrimoniais que são influências na produção artística desse pintor e testemunhos da história da vida privada e social de Brodowski. É parte da missão do museu, pelas características e vocação, articular-se com marcos da memória da cidade e ser um polo de fomento à fruição e expressão artística.

Visão

O Museu Casa de Portinari projeta ser uma referência entre museus-casa, com conexões consolidadas a pontos de memória de Brodowski, e ter relevância como centro de fomento de expressão artística.

Valores