• portugues
  • espanhol
  • ingles
  • diminuir texto
  • aumentar texto

Programação Agosto

Família Legal

Para fortalecer os vínculos familares, considerando que esses momentos de convivência são os mais significativos da vida, o Museu Casa de Portinari propõe, aos finais de semana, uma experiência interpretativa com perguntas e respostas, quebra-cabeças, jogo da memória e leitura compartilhada para serem ressignificadas coletivamente. Ao final, os participantes recebem o certificado de “Família Legal”.

 

44ª Semana de Portinari e 106 Anos de Brodowski

De 10 a 25 de agosto de 2019

 

O Museu Casa de Portinari, em parceria com a Prefeitura do Município de Interesse Turístico de Brodowski, realiza, entre 10 e 25 de agosto, a 44ª Semana de Portinari. O evento promovido anualmente culmina com os festejos comemorativos do aniversário da cidade – celebrado em 22 de agosto. Com programação variada, contempla diversas manifestações artísticas e suas linguagens, com ênfase para aquelas relacionadas às artes visuais.

 

EXPOSIÇÕES:

Exposição Coletiva de Artes Plásticas

Essa ação reúne artistas plásticos e deixa sua contribuição para a formação cultural, descoberta e exercício dos talentos, na enriquecedora convivência com a arte. Principalmente, é uma oportunidade para o público ter contato com as mais variadas técnicas e estilos dos profissionais. Estes usam cores e formas que expressam o seu modo de ver o mundo, de sentir a vida; aguçam os sentidos e fazem sentirmo-nos vivos. Na harmonia das cores e traços, no imprescindível e ininterrupto embate do “velho” com o “novo”, na coexistência das múltiplas formas e possibilidades de expressão, no olhar do espectador para a obra de arte – sua razão de existir – e sob as bênçãos da criação está imbuído o espírito da Exposição Coletiva de Artes Plásticas.

Exposição Fotográfica – Brodowski: Município de Interesse Turístico

A exposição fotográfica retrata os atrativos turísticos, culturais, históricos e naturais de Brodowski. Dispondo também do espaço “Conte sua História” para receber fotos antigas da cidade e realizar cópia no local, com objetivo de desenvolver uma coletânea e interagir com o munícipe para que venha relatar essa memória fotográfica de forma escrita ou oral.

O fotógrafo Leandro Donizeti Lé busca na essência de cada registro evidenciar detalhes, eternizar belos momentos e fazer com que as imagens contemporâneas venham a servir de arquivo de pesquisa para as próximas gerações.

Natural de Brodowski, desde criança desenvolveu admiração pela arte e adoração por fotos antigas, o que despertou o interesse em fotografia.

Com ampla formação técnica (Química, Administração, Informática), Acadêmica (Letras e Artes Visuais), Especialização (Design em Multimídia e P&D de Produtos Cosméticos) e, atualmente, aluno de Engenharia. Tendo a fotografia como um processo contínuo, acúmulo de toda aprendizagem de vida e o olhar sensível em busca do inimaginável.

Exposição – A Poesia de Portinari

Exposição – Amanhecer Sustentável

O objetivo geral do Projeto Amanhecer Sustentável (Associação de Assistência ao Adolescente de Brodowski) é contribuir com a formação cidadã de crianças e adolescentes que estejam em situação de vulnerabilidade social por meio da produção de materiais e/ou atividades de arte e cultura com materiais recicláveis. O propósito é divulgar e conscientizar sobre a importância do descarte seletivo do lixo urbano, principalmente os resíduos sólidos oriundos de equipamentos eletrônicos, além de permitir que os jovens estejam em contato com outros grupos sociais.

 

Lançamento “Galeria a Céu Aberto – Pinturas Murais”

Abertura da Livraria do Museu Casa de Portinari

Inauguração do Portal e Pórticos

Inauguração dos Portais e da Sinalização Turística implementados pela Prefeitura do Município de Interesse Turístico de Brodowski. Obras realizadas com o recurso do MIT (Município de Interesse Turístico) em 2017 e 2018 provindos do DADETUR – Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos, órgão do Governo do Estado de São Paulo, com o intuito de aprimorar a infraestrutura turística do município que conquistou o título em 2017.

Lançamento do Selo Comemorativo

Em parceria com os Correios, a edição da 44ª Semana de Portinari será em homenagem aos pórticos instalados nas entradas da cidade.

 

Pintura Mural

Essa ação transforma o município em um grande ateliê, uma galeria a céu aberto. Artistas plásticos da cidade, da região e de todo o território nacional fazem intervenções e produzem obras no espaço urbano – o que reforça o perfil de Brodowski como Cidade Galeria e terra natal de um dos maiores pintores brasileiros de todos os tempos. Com temática livre, a pintura contará com o apoio da Suvinil e do Lions Clube de Brodowski.

Domingo com Arte – Edição Especial

Artistas produzindo em tempo real, essa é a proposta do Domingo Com Arte, que acontece na esplanada do Museu Casa de Portinari. O público pode conferir processos da criação artística, materiais e técnicas. Ainda, conhecer o trabalho dos artesãos locais e interagir com performances de poesias e estátua viva. Sempre no segundo domingo do mês. Com a participação especial do Tio Pita e Abobrinha, das 10h às 11h.

Performances “Live Art”

Cia Além da Arte de São José do Rio Preto.

 

Concurso Artístico e Literário

Os alunos das escolas da rede pública e particular de ensino, e também os munícipes interessados poderão participar do concurso com desenho, poesia, redação ou crônica, relacionado ao tema “Brodowski: Município de Interesse Turístico”.

Julgamento dos Trabalhos – Exposição Coletiva de Artes Plásticas

Entrega de Prêmios – Exposição Coletiva de Artes Plásticas e Pintura Mural

Entrega de Prêmios – Concurso Artístico e Literário

 

Show de Patinação Artística

Apresentação de patinação do grupo de alunos do “Brodowski Patins Show” com o tema “Mundo da Imaginação”.

Apresentação Musical – Corais Municipais de Brodowski

Coral “Secretaria Municipal de Educação” e Coral Municipal de Brodowski “Secretaria Municipal de Cultura”

Apresentação de Ballet – Circo e Diversidade

Studio de Dança Gisella Camilo

Apresentação de Ballet – Quatro Estações

Escola de Dança AUÊ

Canção e Poesia com Carla Portinari e Convidados

Apresentação Musical – Projeto Guri

Show dos Artistas da Terra de Portinari

Brodowski é um inquestionável berço e celeiro de artistas! Os talentos da música estarão apresentando seus melhores repertórios no Show dos Artistas da Terra de Portinari. Muita música e entretenimento agitarão a Praça de Alimentação Santo Betetti, de 21 a 25/08.

21/08: Candinho Fantinatti, Maria Laura & Letícia, Carlos Gilberto

22/08: Banda Over Vox

23/08: Ed Lucas & Barony, Newton & Carlos Henrique, João Oliveira

24/08: Larson Victor, Fábio Tavares, Wellington & Wesley, Leandro & Kadu

25/08: Show Brega com Jair Rinaldi e Convidados

 

Contação de Histórias

Arte Literária

Apresentação de produções literárias: Luis Antônio Violin e Jonathas Levy Miguel.

Apresentação da Reedição do Livro “Poemas de Portinari” – Editora Funarte

 

 Feira de Artesanato – Artesãos Brodowskianos

O evento tem como objetivo despertar o empreendedorismo nos profissionais participantes, gerar trabalho e renda e, assim, contribuir para inclusão social e promoção da cidadania. Tudo feito com amor e carinho para presentear quem você tanto ama!

Oficinas Andantes – Edição Especial

Essa é uma ação do Museu Casa de Portinari que favorece o acesso cultural a comunidades que não usufruem a instituição na totalidade. Realizadas mensalmente, as Oficinas Andantes percorrem os bairros mais afastados do município, com atividades de pintura a guache e desenho, pipas, brinquedos e brincadeiras antigas. Orientadas pelo artista plástico Ailton Rufato, elas são concebidas para contribuir com o desenvolvimento de capacidades diversificadas e das relações sociais. Essa edição, que será realizada na área central, tem como objetivo divulgar aos visitantes da instituição e moradores da região o trabalho desenvolvido pela instituição.

Oficinas Educativas e Culturais

Stencil, Lettering, Stickers, Performance.

Fórum de Mobilização e Conscientização “Brodowski – Município de Interesse Turístico”

O tema abordado durante o fórum será a importância do turismo para Brodowski e região, com painéis específicos e palestrantes conceituados na área.

Desfile Comemorativo

Com o tema “Brodowski: Município de Interesse Turístico”, o desfile será realizado em comemoração aos 106 anos da Emancipação Política da cidade.

3º Encontro de Clássicos e Antigos

O 3° Encontro de Clássicos e Antigos receberá carros e motos na Praça Martim Moreira, em 18 de agosto. É organizado pelos Amigos dos Antigos e Clássicos de Brodowski e realizado pelo Município de Interesse Turístico de Brodowski, por meio das Secretarias de Cultura e Turismo, e em parceria com o Museu Casa de Portinari.

 

Desafio 12 horas – Arilson Silva (Ariman)

Concurso de Bocha, Malha e Pipas

Passeio Ciclístico

 

15ª Piazza Della Nonna

Homenagem às famílias brodowskianas de ascendência italiana, entre outras, que contribuíram para o processo histórico do pequeno povoado, elevado à categoria de município em 1913. Italianos e demais imigrantes que vieram viver no Brasil e trouxeram na bagagem muitas características culturais que foram incorporadas à cultura brasileira, como a gastronomia, a música, a dança e as tradições dos italianos e dos ítalo-brasileiros, cultivadas e perpetuadas por diversas gerações e que envolvem, ainda, a comunidade local por meio de segmentos organizados como clubes de serviços, associações, entre outros. A imigração italiana pela sua significativa contribuição ao desenvolvimento social, cultural, econômico e formação histórica em várias regiões do Brasil tem em Brodowski o seu expoente máximo na Família Portinari.

Famílias Homenageadas: Gomes e Gotardo

Às 21h – Show Italiano: Banda Túnel do Tempo

Famílias Homenageadas: Guerreiro e Daniel

Às 21h – Show Italiano: Canzone d’Italia com Sandra Frascá

Famílias Homenageadas: Belchiele / Bercieli / Belcieli / Belcieri e Gimenes / Gimenez

Homenagem Especial: Sra. Maria do Carmo Valerio

Às 21h – Show Italiano: Grupo Cuore d’Itália

Às 12h – Almoço com Chorinho: Grupo Evocação

Às 14h – Show Musical: Quarteto Caximan

Às 16h – Apresentação Musical: Banda OverVox

 

 

Informações: (16) 3664-4284

Entrada: gratuita

5 ideias sobre “Programação Agosto

  1. Eloisa Del'Arco

    Parabéns aos organizadores pela programação e pelo evento em torno da Arte e Cultura, foi a primeira vez que participei, moro atualmente em Ribeirão Preto, estou muito feliz em participar da exposição e da pintura mural!!!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*