• portugues
  • espanhol
  • ingles
  • diminuir texto
  • aumentar texto

Programação Agosto

Família Legal

Para fortalecer os vínculos de família, considerando que esses momentos de convivência são os mais significativos da vida, o Museu Casa de Portinari propõe, aos finais de semana, uma experiência interpretativa com perguntas e respostas, quebra-cabeças, jogo da memória e leitura compartilhada para serem ressignificadas coletivamente. Ao final, os participantes recebem o certificado de “Família Legal”.

 

44ª Semana de Portinari

De 10 a 25 de agosto de 2019

O Museu Casa de Portinari, em parceria com a Prefeitura Municipal de Brodowski, realiza, entre 10 e 25 de agosto, a 44º Semana de Portinari. O evento realizado anualmente culmina com os festejos comemorativos do aniversário da cidade – celebrado em 22 de agosto. Com programação diversificada, contempla diversas manifestações artísticas e suas linguagens, com ênfase para aquelas relacionadas às artes visuais.

 

Exposição Coletiva de Artes Plásticas

Essa ação reúne artistas plásticos e deixa sua contribuição para a formação cultural, descoberta e exercício dos talentos, na enriquecedora convivência com a arte e, principalmente, é uma oportunidade para o público ter contato com as mais variadas técnicas e estilos dos profissionais. Estes usam cores e formas que expressam o seu modo de ver o mundo, de sentir a vida; aguçam os sentidos e fazem sentirmo-nos vivos. Na harmonia das cores e traços, no imprescindível e ininterrupto embate do “velho” com o “novo”, na coexistência das múltiplas formas e possibilidades de expressão, no olhar do espectador para a obra de arte – sua razão de existir – e sob as bênçãos da criação está imbuído o espírito da Exposição Coletiva de Artes Plásticas.

Pintura Mural

Essa ação transforma o município em um grande ateliê, uma galeria a céu aberto. Artistas plásticos da cidade, da região e de todo o território nacional fazem intervenções e produzem obras no espaço urbano – o que reforça o perfil de Brodowski como Cidade Galeria e terra natal de um dos maiores pintores brasileiros de todos os tempos. Com temática livre, a pintura acontecerá, simultaneamente, em dois pontos da cidade: EMEF “Tiradentes” e Lar da Fraternidade, e contará com o apoio do Lions Clube de Brodowski.

Domingo com Arte – Edição Especial

Artistas produzindo em tempo real, essa é a proposta do Domingo Com Arte, que acontece na esplanada do Museu Casa de Portinari. O público pode conferir processos da criação artística, materiais e técnicas. Ainda, conhecer a produção dos artesãos locais e interagir com performances de poesias e estátua viva. Sempre no segundo domingo do mês.

Oficinas Andantes – Edição Especial

Essa é uma ação do Museu Casa de Portinari que favorece o acesso cultural a comunidades que não usufruem a instituição em sua totalidade. Realizadas mensalmente, as Oficinas Andantes percorrem os bairros mais afastados do município, com atividades de pintura a guache e desenho, pipas, brinquedos e brincadeiras antigas. Orientadas pelo artista plástico Ailton Rufato, elas são concebidas para contribuir com o desenvolvimento de capacidades diversificadas e de relações sociais.

15ª Piazza Della Nonna

Período: de 15 a 18/08/2019

Homenagem às famílias brodowskianas de ascendência italiana, entre outras, que contribuíram para o processo histórico do pequeno povoado, elevado à categoria de município em 1913. Italianos e demais imigrantes que vieram viver no Brasil e trouxeram na bagagem muitas características culturais que foram incorporadas à cultura brasileira, como a gastronomia, a música, a dança e as tradições dos italianos e dos ítalo-brasileiros, cultivadas e perpetuadas por diversas gerações e que envolvem, ainda, a comunidade local por meio de segmentos organizados como Clubes de Serviços, Associações, entre outros. A imigração italiana pela sua significativa contribuição ao desenvolvimento social, cultural, econômico e formação histórica em várias regiões do Brasil, tem em Brodowski o seu expoente máximo na Família Portinari.

Famílias Homenageadas: Gomes e Gotardo

Apresentação Musical: a definir

Famílias Homenageadas: Guerreiro e Daniel

Apresentação Musical: a definir

Famílias Homenageadas: Belchiele / Bercieli / Belcieli / Belcieri e Gimenes / Gimenez  
Apresentação Musical: a definir

Apresentação Musical: a definir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*