• portugues
  • espanhol
  • ingles
  • diminuir texto
  • aumentar texto

Programação Julho

Família Legal

Pensando no fortalecimento dos vínculos de família, considerando que esses são os momentos de convivência mais significativos da vida o Museu Casa de Portinari propõe, aos finais de semana, uma experiência interpretativa com perguntas e respostas, quebra-cabeças, jogo da memória e leitura compartilhada para serem ressignificadas coletivamente. Ao final, os participantes recebem o certificado de “Família Legal”.

Palestra: Portinari Desenhista

O desenho, caracterizado pelo ímpeto originário do artista, simula a elaboração mental de sua concepção. Os desenhos de Portinari representam um diário minucioso de todas as soluções e evoluções imaginárias de sua obra. A palestra Portinari Desenhista propõe uma reflexão sobre a importância do processo artístico por meio da coleção do pintor. A educadora Andréia Duarte será a mediadora da ação.

Oficinas Andantes

Uma ação do Museu Casa de Portinari para favorecer o acesso cultural de comunidades que não usufruem a instituição em sua totalidade. Realizadas mensalmente, elas percorrem os bairros mais afastados do município com oficinas de pipa e pintura a guache e desenho, brinquedos e antigas brincadeiras. Orientadas pelo artista plástico Ailton Rufato, as atividades são concebidas para contribuir com o desenvolvimento de capacidades diversificadas e de relações sociais.

Domingo com Arte

Artistas produzindo, em tempo real, essa é a proposta do Domingo Com Arte; que acontece na esplanada em frente ao Museu Casa de Portinari. O público pode conferir processos da criação artística, materiais e técnicas. Ainda, conhecer a produção dos artesãos locais, e interagir com performances de poesias e estátua viva. Sempre no segundo domingo do mês.

Oficina do Projeto Visão Reflexiva

Elaborada e desenvolvida pelo Artista Plástico, Diretor de Criação e Redator ZeppaTudisco, o Projeto Visão Reflexiva apresenta de um lado a matéria, do outro, mais que um reflexo. As obras, plataformas reflexivas representam estruturas pessoais e recebem aquilo que se pode tocar, o que na maioria das vezes é simulado pela metade de um elemento material; já a parte reflexiva representa sentimentos e tudo aquilo que é intocável, ao mesmo tempo em que nos toca. Juntando as duas partes, temos um todo, e com isso, a proposta de um exercício de reflexão em uma época na qual a reflexão é rara ou até mesmo inexistente. Por meio de uma oficina de criação artística, para jovens assistidos pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), o autor propõe uma experiência prática e exercícios de reflexão, autoestima, confiança e criatividade.

Férias no Museu

Período: de 02/07 a 01/08/2019

Diversão, cultura e arte, tudo reunido no Museu Casa de Portinari. Palco das brincadeiras do menino Candinho com seus irmãos e amigos, a paisagem que tanto o inspirou ainda é a mesma onde crianças de todas as idades aproveitam as atividades realizadas.

 

Brinquedos e Brincadeiras

Por meio de elementos eternizados na produção plástica e poética do artista, como pião, bilboquê, diabolô, ioiô, gude, pula-corda, ciranda, amarelinha, pique-esconde e peteca, as oficinas de Brinquedos e Brincadeiras são elaboradas de modo a contribuir com o desenvolvimento cognitivo das crianças e para o avanço das relações interpessoais.

Oficinas Criativas de Bonecos

Essa oficina tem como objetivo interagir com a vida e as obras de Candido Portinari e oferecer uma possível versão do ponto de vista dos bonecos. Os participantes serão convidados a produzi-los e, assim, contar aspectos históricos, culturais e de desenvolvimento de Brodowski, além de outras histórias clássicas da literatura.

 

Informações: (16) 3664-4284

Entrada: gratuita

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*