• portugues
  • espanhol
  • ingles
  • diminuir texto
  • aumentar texto

Programação Dezembro

Virada Inclusiva: Exposição de Trabalhos de Literatura de Cordel dos Alunos da APAE de Brodowski

O Museu Casa de Portinari exibe para todos os visitantes cópias dos trabalhos de literatura de cordel desenvolvidos pelos alunos da APAE municipal. O objetivo é valorizar o trabalho artístico da pessoa com deficiência e promover a reflexão do público sobre a inclusão do público deficiente nas ações culturais.

Família Legal

Pensando no fortalecimento dos vínculos familiares, considerando que esses são os momentos de convivência mais significativos de nossas vidas, o Museu Casa de Portinari propõe, aos finais de semana, uma experiência interpretativa com perguntas e respostas, quebra-cabeças, jogo da memória e leitura compartilhada para serem ressignificadas coletivamente. Ao final, os participantes recebem o certificado de “Família Legal”.

Oficinas Andantes

Uma ação do Museu Casa de Portinari para favorecer o acesso cultural a comunidades que não usufruem a instituição em sua totalidade. Realizada mensalmente, a atividade percorre os bairros mais afastados do município com oficinas de pintura a guache, desenho e de pipas, brinquedos e brincadeiras antigas. Orientadas pelo artista plástico Ailton Rufato são concebidas para contribuir com o desenvolvimento de capacidades diversificadas e de relações sociais.

Apresentação Musical Natalina: Coral Pingos de Luz

O Coral Pingos de Luz é um projeto social, de iniciativa privada, que tem como objetivo trabalhar a música por meio do autoconhecimento, despertando, em cada um, os valores e as virtudes para que vivam com alegria, focando em seus propósitos, abertos às possibilidades e envoltos em atitudes que fazem o mundo melhor.

Criado em fevereiro de 2015, o coro conta com 25 crianças e jovens entre 7 e 16 anos e 7 integrantes adultos. Sempre acompanhado pelo pianista João Francisco Zamboni. Na coordenação e regência, o casal Alex Pozza e Daniella Torriani de Almeida Pozza.

Domingo com Arte – Edição Especial “Oficina Musicalização”

Artistas produzindo em tempo real. Essa é a proposta do Domingo com Arte, que acontece na esplanada do Museu Casa de Portinari. O público pode conferir processos da criação artística, materiais e técnicas e, ainda, conhecer a produção dos artesãos locais e interagir com performances de poesias e estátua viva. Sempre no segundo domingo do mês. Nesta edição, receberemos o músico Cássio Fonseca, que promoverá o contato coletivo direto dos visitantes do museu com a música, por meio de instrumentos de corda, de sopro, de teclas e de percussão; trabalhando a coordenação motora, cognitiva, audição, sensorial, perceptiva e principalmente, a coletividade.

 

#SONHAROMUNDO

Jogo da Memória: Obras de Portinari e Direitos Humanos

O Museu Casa de Portinari disponibiliza aos seus visitantes um jogo da memória relacionando as obras de Candido Portinari aos artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Painel: Refletindo sobre os Direitos Humanos

Em um espaço na parede externa da Capela da Nonna, o visitante do Museu Casa de Portinari será convidado a deixar uma mensagem ou uma palavra que promova reflexão sobre a importância dos direitos humanos nos dias atuais, levando em conta o respeito à diversidade cultural, o combate ao preconceito, à discriminação e à violência.

 

CELEBRANDO PORTINARI

Aniversário de 116 Anos do Artista

 

Instalação: O que Fazemos Juntos, Fazemos Melhor!

O Museu Casa de Portinari propõe homenagear Candido Portinari celebrando pessoas. Pessoas sempre tão caras ao pintor e essência de sua obra, trazendo nessa homenagem uma clara mensagem de que para termos o mundo que queremos para nós e para as próximas gerações, devemos ter as nossas próprias atitudes, que somadas às de outras pessoas, farão a diferença. Afinal, o que fazemos juntos, fazemos melhor! E nesse espírito, cultivar e levar adiante a mensagem de Candido Portinari: “O mundo só funciona quando se liga a chave. Esta chave é o amor”.

Série Concertos Sacros: Auto de Natal

A Camerata Filarmônica INVOCE e o Coral Eurípedes Barsanulfo, de Batatais, promovem o concerto Auto de Natal, da Série Concertos Sacros. A atração se relaciona com a época natalina e também à atmosfera musical sempre presente na casa de Portinari, já que Sr. Batista, pai do pintor, era músico da banda que se apresentava no coreto municipal com sua tuba.

Sarau Musical: Cantigas de Minha Terra

O Sarau Musical “Cantigas de Minha Terra” traz como temática a homenagem a grandes artistas, compositores e influenciadores do gênero musical sertanejo. O espetáculo é um convite a uma viagem pela música dos grandes ícones do sertanejo, que cantaram a vida no interior promissor, simples, pacato e cheio de sentimento, que comprovadamente inspirou as melhores obras de Candido Portinari, e que acompanha, desde o início do século passado, a expansão do segmento musical sertanejo no Brasil.

 

 

Informações: (16) 3664-4284

Entrada: gratuita

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*