governo sao paulo
  • portugues
  • espanhol
  • ingles
  • diminuir texto
  • aumentar texto

Programação Dezembro

Virada Inclusiva: Apresentação de Materiais de Acessibilidade do Museu Casa de Portinari

O Museu Casa de Portinari disponibiliza para todos os visitantes os materiais do seu projeto de acessibilidade. São maquetes táteis, audioguia, relevo de obra, miniaturas de móveis e objetos, catálogo braile, que auxiliam na mediação do conteúdo exposto para o público deficiente.

Família Legal

Aos finais de semana, as famílias que passam pelo Museu Casa de Portinari, participam de atividades especiais. Após a visita, os educadores propõem o desenvolvimento de ações como perguntas e respostas, quebra-cabeça, jogo da memória, entre outras atividades que complementam a visita e divertem. No final, recebem o certificado Família Legal.

Oficinas Andantes

O Museu Casa de Portinari leva as Oficinas Andantes até o bairro CDHU. Lá serão realizadas atividades especiais voltadas para as artes, todas orientadas pelo artista plástico Antônio Ailton Rufato, em comemoração as crianças.

Domingo com Arte

No segundo domingo de dezembro (09/12), o Museu Casa de Portinari realiza o projeto Domingo com Arte. A atividade tem como objetivo incentivar os artistas regionais e aproximar o público, ainda mais, das artes e da cultura, permitindo aos visitantes contato com pintura, músicas, performances, trabalhos manuais e escultura, produzidos em tempo real.

 

#SONHAROMUNDO

Você Sabe Quais São os Direitos Humanos?

Como forma de comemoração aos 70 anos da Declaração dos Direitos Humanos, sete obras de Candido Portinari serão compartilhadas e o público será convidado a descobrir qual dos Direitos Humanos ela representa. Como forma de brincadeira, o vencedor ganhar o selo de “Conhecedor dos Direitos Humanos”.

Jogo da Memória: Obras de Portinari e Direitos Humanos

O Museu Casa de Portinari disponibiliza aos seus visitantes um jogo da memória relacionando as obras de Candido Portinari e os artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Exibição de Vídeo

Durante todos os dias da ação #SONHAROMUNDO o Museu Casa de Portinari exibirá o vídeo “Declaração Universal dos Direitos Humanos completa 70 anos”, da ONU Brasil. O objetivo é proporcionar ao visitante uma rápida introdução da ação e da importância da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Roda de Conversa: 70 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

O Museu Casa de Portinari irá propor uma reflexão sobre os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos aos seus colaboradores. A conversa entre a equipe irá abordar as mudanças na sociedade e a visão desta sobre os Direitos Humanos, além disso vai mostrar as transformações na luta das minorias em busca de espaço.

 Conhecendo e Conversando – Direitos Humanos

Na semana do Dia Internacional dos Direitos Humanos e em celebração aos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, o Museu Casa de Portinari propõe uma atividade com adolescentes visando refletir a importância dos direitos humanos no dia a dia de cada pessoa. A atividade tem por objetivo promover um bate-papo entre os adolescentes e, ao mesmo tempo, levá-los refletir na importância do combate ao preconceito e a favor da igualdade. 

 

 ANIVERSÁRIO DE 115 ANOS DE CANDIDO PORTINARI

 

Palestra: Arte Sacra na Obra de Portinari

A obra sacra de Portinari possibilita diversas leituras. Considerando-se os períodos dentro de sua profícua produção, a sacra figura em quatro momentos distintos: o primeiro a Capela da Nonna, o segundo a Série Bíblica, a seguir a capela de São Francisco na Pampulha e, por fim, as pinturas em Batatais e Brodowski. A palestra será ministrada por Percival Tirapeli, artista plástico, pesquisador, mestre e doutor em Artes pela ECA/USP, professor titular em História da Arte Brasileira no Instituto de Artes da Unesp/São Paulo (Universidade Estadual Paulista).

Cerimônia dos Eventos Comemorativos com Apresentação da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto

O Quinteto de Cordas da Sinfônica de Ribeirão Preto vai até Brodowski, terra natal do ilustre pintor Candido Portinari, comemorar seus 115 anos junto com o Museu Casa de Portinari. A cerimônia marcará as aberturas da exposição A Poesia de Portinari, com homenagem aos poetas da cidade, das Intervenções Artísticas, que será aberta no dia 30/12, e do lançamento da campanha “ACAM Portinari: 10 anos na Gestão da Cultura Paulista”.

Exposição: A Poesia de Portinari

O Museu Casa de Portinari propõe a celebração dos 115 anos de Candido Portinari mantendo vivas a sua memória e obra, dando a conhecer a sua poesia e levando-a para diferentes espaços públicos da cidade por meio de uma exposição.

 Roda de Conversa: Por Dentro da Obra de Candido Portinari

Dentre os principais compromissos do Museu Casa de Portinari com as suas coleções, estão a pesquisa, a documentação, a preservação e a comunicação de seu acervo material e imaterial, que poderão ser conhecidas, em parte, em uma apresentação conjunta da equipe técnica do Museu, do conservador e restaurador Julio Moraes e da pesquisadora e professora Márcia Rizutto, do Instituto de Física da USP.

Sarau Musical: Cantigas de Minha Terra

Neste ano, o Sarau Musical “Cantigas de Minha Terra” traz como temática a “Festa do Interior”. A imagem do interior promissor, simples, pacato e cheio de vida, que comprovadamente inspirou as melhores obras de Candido Portinari, e que vem acompanhando desde o início do século passado a expansão do segmento musical sertanejo no Brasil.

Intervenções Artísticas

A melhor forma de homenagear os artistas é com arte! Pensando nisso, o Museu Casa de Portinari convidou os artistas plásticos locais Antônio Ailton Rufato, Edson Manuel Ribeiro, Ézio Marcola, Laudimar Piovani, Luciana Balbino Albiere, Rafael Mandú e Rita de Cássia Luciano para realizarem intervenções artistas e instalação de obras em diversos espaços da cidade, valorizando e potencializando a dimensão social da arte, que é tão essencial.

 

 

Informações: (16) 3664-4284

Entrada: gratuita

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*