governo sao paulo
  • portugues
  • espanhol
  • ingles
  • diminuir texto
  • aumentar texto

Programação Junho

Família Legal

O Museu Casa de Portinari proporciona aos visitantes a possibilidade de conhecer sobre a vida e obra do artista, a história dele e de sua família, além dos contextos históricos do município. Aos finais de semana, os grupos que visitam o Museu são convidados s para participarem da ação Família Legal, que tem como objetivo, além da descontração, proporcionar momentos de união entre amigos e familiares, com brincadeiras de raciocínio, comunicação, conhecimentos gerais, concentração e memória, as atividades são gratuitas e acontecem todos os sábados e domingos do mês nos jardins da casa. Após participar na ação, o grupo recebe certificado de “Família Legal”.

Oficina de Caderno de Receitas da Nonna

Sabe aquela receita saborosa com uma pitada de segredo?

Transmitidas de geração em geração, as receitas culinárias de nossas famílias são capazes de despertar as nossas mais sublimes memórias, sabores e cheiros. Elas se transformam, através da combinação dos ingredientes, como testemunhos do passado, podendo até mesmo representar o patrimônio imaterial de um povo. Nesse sentido, o Museu Casa de Portinari realiza a Oficina de Caderno de Receitas da Nonna. A proposta é produzir um caderno coletivo com receitas dos participantes, que também serão incentivados a socializá-las e rememorá-las em uma roda de conversa. Por fim, produzirão um caderno decorativo para guardar essas receitas afetivas.

Oficinas Andantes

Em junho, o Museu Casa de Portinari leva as Oficinas Andantes para o Parque do Sabiá, em Brodowski. Durante a ação, os oficineiros desenvolverão atividades relacionadas à música, pintura, brincadeiras infantis, ao teatro, desenho, entre outras. As programações acontecem no sábado, dia 09/06, são gratuitas e contam com a orientação do artista Antônio Ailton Rufato.

Domingo com Arte

O Domingo com Arte é um projeto do Museu Casa de Portinari que busca proporcionar aos artistas plásticos de Brodowski e região uma oportunidade para divulgarem seus trabalhos e, ao mesmo tempo, oferecer aos visitantes uma programação especial. Todo o segundo domingo do mês, na esplanada da instituição, é realizado o evento que conta com a presença de artistas criando ao som de música instrumental e MPB, e expondo seus trabalhos já concluídos. O evento conta com a participação de jovens  e veteranos no mundo das artes, que compartilham experiências e inovações, transformando o ambiente em uma oportunidade única de fruição e conhecimento.

Palestra “Re-conhecendo a Estação de Brodowski”

A trajetória de um povo pode ser desvendada através de características intangíveis, como a cultura, ou tangíveis como prédios e construções, concebidas através do tempo. Nesse sentido, o Museu Casa de Portinari realiza, no dia 12/06, a palestra “Re-conhecendo a Estação de Brodowski”, ministrada pelo conservador e restaurador Julio Moraes. O encontro abordará o processo de prospecções e pesquisas realizadas na Antiga Estação Ferroviária de Brodowski.

Oficina de Produção e Exposição Coletiva de Pintura

O Museu Casa de Portinari realiza a Oficina de Produção e Exposição Coletiva de Pintura no dia 01/06. A oficina tem o objetivo de possibilitar aos participantes a vivência de uma produção e exposição coletiva de pinturas. Assim como Candido Portinari se apropriava de técnicas distintas para execução de suas obras, as crianças, a partir da combinação de materiais vistos no dia a dia, farão uma atividade divertida e lúdica, exercitando a criatividade com as técnicas ensinadas pelos educadores.

Curso de Pintura

No intuito de incentivar o fazer artístico e descobrir novos talentos a partir do domínio e desenvolvimento de técnicas de pintura, das proporções e cores, e dos exercícios de criatividade, o Museu Casa de Portinari realiza o Curso de Pintura, sob a orientação do artista plástico Rafael Mandú.

 

Local: Museu Casa de Portinari (Praça Candido Portinari, nº 298 – Centro – Brodowski/SP)

Informações: (16) 3664-4284

Entrada: gratuita

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*