• portugues
  • espanhol
  • ingles
  • diminuir texto
  • aumentar texto

Programação Junho

Família Legal

Aos finais de semana os grupos familiares que visitam o espaço cultural são convidados a participarem de atividades educativas complementares; leitura, quebra-cabeças, jogos da memória e atividades de perguntas e respostas são algumas das propostas para a interação entre os pares, de forma dinâmica e descontraída. Ao final, o grupo recebe o certificado “Família Legal”, uma recordação da visita à instituição.

Homenagem ao Poeta do Café: Saulo Ramos

Em 8 de junho é comemorado o aniversário do grande poeta brodowskiano Saulo Ramos. Homenageando seu legado, o Museu Casa de Portinari fará a exposição e a declamação de seus poemas na sala “Narrativas de Uma Vida”.

Domingo com Arte

Sempre no segundo domingo de cada mês o Museu Casa de Portinari realiza a atividade “Domingo com Arte”. O objetivo é proporcionar ao público visitante da instituição uma interação com os artistas plásticos da cidade e região. O fazer artístico é um processo de criação, elaboração, escolhas e desenvolvimento que pode ser acompanhado de perto pelos visitantes; ainda, poesias, performances e contação de histórias ilustram o dia.

Oficina Trabalho e Identidade

O tema “trabalho” aparece com frequência na obra plástica e poética de Candido Portinari, os quadros destacam o indivíduo e a coletividade.

Essa oficina para alunos no Projeto Amanhecer propõe a execução de dinâmicas para formação ou interação dos jovens. As atividades são “Cada um por si”, “Desafio secreto”, “Dinâmica do desafio” e “Quem sou eu?”. Todas contribuem para o desenvolvimento das habilidades cognitivas e sociais; a reflexão sobre os pontos fortes e fracos; e o autoconhecimento.

Compartilhando Boas Práticas: Processo de Aquisição AVCB e Encontro Regional de Museus

A partir do mês de junho o Museu Casa de Portinari dará início a uma atividade técnica permanente que recebeu o nome de “Compartilhando Boas Práticas”. No mês de maio, a instituição obteve a renovação do AVCB – Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, portanto, pretende compartilhar com todos os museus e equipamentos culturais da região o processo para essa aquisição.

Portinari Social: a Brasilidade Expressa na Obra de Portinari

A essência nacional de Candido Portinari, um dos maiores artistas do país, é o tema da palestra “A Brasilidade na Obra de Candido Portinari”. A proposta desse estudo foi explorar a cultura brasileira e o povo por meio das telas do artista. Temas populares como festas, folclore e regionalismos estão estampados em dezenas de telas do artista, que com maestria valorizou, em cada pincelada, os elementos únicos de um efervescente país continental.     

Portinari: de Brodowski aos Murais de Washington

Das várias técnicas empregadas por Candido Portinari, a pintura mural certamente é a que desperta mais curiosidade do público visitante do Museu. O que é a pintura mural? Qual o seu propósito? Onde mais há murais de Portinari? Pois bem, quer saber mais? Essas e outras questões serão contempladas nessa palestra, a fim de promover a técnica que era tão cara para o artista, enquanto pintura social e representativa do povo brasileiro. 

Curso de Pintura

Com o objetivo de incentivar o fazer artístico e descobrir novos talentos a partir do domínio e desenvolvimento de técnicas de pintura, de proporções, cores e de exercícios de criatividade, o Museu Casa de Portinari realiza mais uma edição do tradicional “Curso de Pintura”. As aulas acontecem às quintas-feiras, no período da manhã e tarde, sob a orientação do artista plástico Miguel Ângelo Barbosa; arte educador, professor de História da Arte e ativista cultural é presidente da ALARP – Academia de Letras e Artes de Ribeirão Preto.

Oficinas Andantes

Com o compromisso de oportunizar ações educativas e culturais, visando a inclusão social de pessoas que não conseguem usufruir a instituição, o Museu Casa de Portinari realiza as “Oficinas Andantes”, em bairros carentes do município de Brodowski.

A ação propõe atividades de desenho, pintura, brincadeiras, contação de histórias e oficinas que permitem o desenvolvimento de competências e habilidades humanas, artísticas e de convivência social.

Orientadas pelo artista plástico Antônio Ailton Rufato, percorrem diversos bairros e contam com o apoio das comunidades locais.

 

Informações: (16) 3664-4284

Entrada: gratuita

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*