• portugues
  • espanhol
  • ingles
  • diminuir texto
  • aumentar texto

Programação Maio

Família Legal

Aos finais de semana, as famílias que passam pelo Museu Casa de Portinari participam de atividades especiais. Após a visita, os educadores propõem ações como perguntas e respostas, quebra-cabeça, jogo da memória, entre outras que complementam o passeio e divertem. Ao final, recebem o certificado Família Legal.

Minicurso Livre – Pensar a Arte: Aspectos Filosóficos da Produção Artística

O “Minicurso Livre – Pensar a Arte: aspectos filosóficos da produção artística” volta para mais um período. Ministradas pelo Prof. Me. Pe. Círio Alessandro Jacinto, diretor do Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto, as aulas são voltados para os professores da educação do Ensino Fundamental II, proporcionando a eles um olhar filosófico sobre a arte.

Palestra: Portinari Ilustrador

Cercado por escritores, poetas e intelectuais, o pintor aos poucos se aproxima do mercado editorial, onde se torna figura atuante no período áureo da ilustração de livros no Brasil. O casamento entre literatura e artes plásticas faz de Portinari um dos artistas mais requisitados para ilustrar obras de ficção e não-ficção. A educadora, Eliane Colsera, aborda neste encontro um dos principais trabalhos de Portinari como ilustrador, Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis. As ilustrações foram feitas em Brodowski, no ano de 1943, em uma de suas longas estadias pela cidade.

Domingo com Arte

No segundo domingo de maio (12/05), o Museu Casa de Portinari realiza o projeto Domingo com Arte. Além da contação de história dentro do Museu, a atividade tem como objetivos incentivar os artistas regionais e aproximar o público ainda mais das artes e da cultura, permitindo aos visitantes contato com pintura, músicas, performances, trabalhos manuais e escultura, produzidos em tempo real.

17ª Semana Nacional de Museus: “Memodesenhando”

Enquanto aguarda a visita, o grupo será convidado a observar um objeto museológico. Em seguida, o artigo será guardado e os participantes devem desenhá-lo de memória. Por fim, propõe-se uma reflexão sobre a representação do objeto e uma forma possível de registro por meio da reprodução. Esse é o “Memodesenhando”!

#MuseumWeek 2019: Família Portinari

A Família Portinari estará nos jardins do Museu para aquela famosa selfie. Dona Domingas, Seu Batista e Candido Portinari virão nos visitar durante o #MuseumWeek2019.  

 #MuseumWeek 2019: Por Dentro do Museu

A museóloga Angelica Fabbri fala sobre as rotinas, as perspectivas, desafios e sua vasta experiência durante os 34 anos à frente do Museu Casa de Portinari.      

Oficina “Tômbola Mama Domenica”

A Tômbola nasceu na cidade de Nápoles, na Itália, em 1734. Parecida com o jogo do bingo, os prêmios eram voltados para alimentos. A oficina trabalhará a atenção, a concentração e estimulará a interação e a conversa do grupo 3ª Idade Vivência Feliz.       

17ª Semana Nacional de Museus: Fotografia

A ação educativa analisará o valor simbólico das fotografias de família inspirada nos retratos da família Portinari, com composição de cenário para o registro do momento. Os visitantes levarão como recordação a própria fotografia estilizada.

Oficinas Andantes

O Museu Casa de Portinari leva as Oficinas Andantes de maio para o bairro Jardim dos Tucanos. A ação será orientada pelo artista Antônio Ailton Rufato, na qual as crianças desenvolverão atividades relacionadas à música, pinturas, brincadeiras infantis, teatro, desenhos, entre outras.

Palestra: Portinari – Mãos de Pintor, Coração de Poeta

Os versos do poeta Candido Portinari também são temas de suas pinturas, marcadas pela infância em Brodowski, com o povoado, as festas, os bailes, o circo, as brincadeiras e, também, pelo sentimento, alvo de toda sua criação. A palestrante será a educadora da instituição Fernanda Bergamo.

Curso de Pintura

No intuito de incentivar o fazer artístico e descobrir novos talentos a partir do domínio e desenvolvimento de técnicas de pintura, das proporções e cores, e dos exercícios de criatividade, o Museu Casa de Portinari realiza o Curso de Pintura. As aulas acontecem às quintas, no período da manhã e da tarde, sob a orientação de Miguel Ângelo Barbosa. O artista visual é de Ribeirão Preto, arte educador, professor de História da Arte e ativista cultural. Atual presidente da ALARP – Academia de Letras e Artes de Ribeirão Preto.

 

Informações: (16) 3664-4284

Entrada: gratuita

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*