• portugues
  • espanhol
  • ingles
  • diminuir texto
  • aumentar texto

Programação Março

Exposição: A Poesia de Portinari

O Museu Casa de Portinari comemora os 115 anos do artista mantendo vivas a sua memória e obras. O espaço proporciona conhecimento ao público sobre a poesia do pintor e a leva para diferentes locais da cidade por meio de uma exposição.

Família Legal

Nos finais de semana, as famílias que passam pelo Museu Casa de Portinari participam de atividades especiais. Após a visita, os educadores propõem ações como perguntas e respostas, quebra-cabeça, jogo da memória, entre outras que complementam o passeio e divertem. Ao final, todos recebem o certificado Família Legal.

Oficinas Andantes

O Museu Casa de Portinari leva as Oficinas Andantes de março para o bairro João Luiz De Vicente. A ação será orientada pelo artista Antônio Ailton Rufato, na qual as crianças desenvolverão atividades relacionadas à música, desenho, pintura e participarão de brincadeiras infantis, teatro, entre outras.

Domingo com Arte

No segundo domingo de março (10/03), o Museu Casa de Portinari realiza o projeto Domingo com Arte. Além da contação de história dentro do Museu, a atividade tem como objetivos incentivar os artistas regionais e aproximar o público ainda mais das artes e da cultura, permitindo aos visitantes contato com pintura, músicas, performances, trabalhos manuais e escultura, produzidos em tempo real.

Curso de Pintura Mural: Arte que Liberta

O artista Antônio Ailton Rufato ministra o curso de Pintura Mural: Arte que Liberta para os detentos do Centro de Progressão Penitenciária de Jardinópolis.

Oficina “Atividade Sensorial: Pintura com os pés”

Assim como Portinari se apropriava de técnicas distintas para execução de suas obras, a oficina “Atividade Sensorial: Pintura com o pés”, trabalhará o lado sensorial, motor e artístico dos alunos da APAE. Os movimentos serão ritmados pela música, incentivando o trabalho em grupo, enquanto desenvolve a autonomia individual.

Oficina: Baú de Recordações

Portinari por diversas vezes retratou em suas obras um baú, no qual guardava suas recordações. Os participantes da oficina confeccionarão uma réplica do objeto com decorações. Cada um deverá colocará suas lembranças, o que pode ser algo escrito em papel ou um objeto que lhe traga uma boa memória.

Cerimônia de Aniversário do Museu Casa de Portinari

Em março, o Museu Casa de Portinari completa 49 anos e para comemorar será realizada uma cerimônia em homenagem ao espaço e que valoriza os artistas locais, por meio da apresentação do livro “Um Conto de Natal”, do brodosquiano César Gullo. Além disso, a agenda terá a apresentação dos programas de trabalho do Museu Casa de Portinari.

Minicurso Livre – Pensar a Arte: aspectos filosóficos da produção artística

O “Minicurso Livre – Pensar a Arte: aspectos filosóficos da produção artística” volta para mais um período. Ministrado pelo Prof. Me. Pe. Círio Alessandro Jacinto, diretor do Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto, dessa vez o minicurso é voltado para os professores da educação infantil, proporcionando a eles um olhar filosófico sobre a arte.

Palestra: O Trabalho e o Imigrante na Paisagem do Interior Paulista

A quarta palestra da série ministrada pelo artista plástico e pesquisador Percival Tirapeli abordará o tema “O Trabalho e o Imigrante na Paisagem do Interior Paulista”. Tópico muito retratado nas obras de Portinari, devido a sua raiz italiana.

 

O Carnaval na Paleta de Portinari

De 01 a 10/03/2019

 Exposição Temporária: Maria Rosa

O livro infantil “Maria Rosa” foi escrito pela canadense Vera Kelsey e ilustrado por Candido Portinari. A obra conta a história de uma menina que desejava pular Carnaval no Rio de Janeiro. Entre sonho e realidade, palavras e imagens, o Museu Casa de Portinari celebra a festa ao expor réplicas das ilustrações feitas pelo artista para o conto.

Oficina: Paleta de Cores

Azul e amarelo produzem o verde,  o vermelho e amarelo o laranja, e vermelho e azul o roxo. A mistura das cores primárias criam as secundárias, e  ambas são objetos de trabalho de Portinari. A artesã Talita D’Horta ministra a oficina “Paleta de Cores”, na qual as crianças produzirão aventais no formato de paleta.

Oficina de Dança

O livro Maria Rosa ilustrado por Candido Portinari é uma homenagem ao Carnaval.  Para celebrar a festa de todos os ritmos, a dançarina do ventre Iara Oliveira se apresenta no Museu Casa de Portinari para todo o público interessado.

 

Informações: (16) 3664-4284

Entrada: gratuita

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*