• portugues
  • espanhol
  • ingles
  • diminuir texto
  • aumentar texto

Programação Novembro

Família Legal

Pensando no fortalecimento dos vínculos familiares, considerando que esses são os momentos de convivência mais significativos da vida, o Museu Casa de Portinari propõe, aos finais de semana, uma experiência interpretativa com perguntas e respostas, quebra-cabeças, jogo da memória e leitura compartilhada para serem ressignificadas coletivamente. Ao final, os participantes recebem o certificado de “Família Legal”.

Minicurso Livre – Pensar a Arte: aspectos filosóficos da produção artística

Voltado para quem possui interesse em filosofia e produção artística, e para amantes de qualquer modalidade de obras de artes, o minicurso proporciona ao participante um olhar filosófico sobre a arte. Ministrado pelo Prof. Me. Pe. Círio Alessandro Jacinto, diretor do Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto.

Oficinas Andantes

Para favorecer o acesso cultural de comunidades que não usufruem a instituição em sua totalidade, o Museu Casa de Portinari realiza, mensalmente, atividades que percorrem os bairros mais afastados do município. São oficinas de pintura a guache e desenho, de pipa e, ainda, brinquedos e brincadeiras antigas. Orientadas pelo artista plástico Ailton Rufato, elas são concebidas para contribuir com o desenvolvimento de capacidades diversificadas e de relações sociais.

Domingo com Arte – Edição Especial

Artistas produzindo em tempo real, essa é a proposta do Domingo com Arte. Na esplanada do Museu Casa de Portinari, o público pode conferir processos da criação artística, materiais e técnicas. Ainda, conhecer a produção dos artesãos locais e interagir com performances de poesias e estátua viva. Sempre no segundo domingo do mês. Em novembro, uma edição especial acontece com a apresentação da Camerata Filarmônica Invoce – Música Vocal Barroca Brasileira – Cinco vozes e um piano.

Consciência Negra

Na Oficina de Consciência Negra serão confeccionados chocalhos com materiais reciclados, como fitas, pedras, tinta, pincel e etc. Cada aluno poderá expressar seus dons artísticos pela “decoração” do seu instrumento musical, que é regularmente utilizado nosestilos samba e bossa nova e em festas populares, como o Carnaval. Ao final, os alunos poderão fazer uma pequena batucada ao som de uma música.

Lançamento do Livro “O Jardim de Tetê” e Roda de Conversa com a Autora

O Museu Casa de Portinari receberá o lançamento do Livro “O Jardim de Tetê”. A autora Tetê Brandolim nasceu em Monte Azul Paulista e começou a trabalhar aos oito anos na roça para ajudar o pai. Somente aos 83 anos realizou o sonho de aprender a ler e escrever. A alfabetização fez com que ela descobrisse sua artista interior e, assim, a desenvolver técnicas de colagem com chita, o que trouxe uma produção grandiosa de quadros. O livro conta a história da sua reinvenção e tem mais de 200 páginas. É ilustrado com cerca de 100 obras de Tetê e textos que mostram diversos lados da sua arte: educação, ciência, envelhecimento saudável e da superação.

Encontro da Representação Regional do SISEM – Região Metropolitana de Ribeirão Preto e Roda de Conversa sobre Documentação Museológica

Por meio do Programa de Integração ao SISEM, o Museu Casa de Portinari organizará uma roda de conversa sobre a atuação do setor de documentação, que abordará temas de suas políticas de gestão da coleção, tais como de acervo, controle de inventário, catalogação, elaboração de levantamentos topográficos, dentre outros.

AÇÕES DE APOIO:

2ª Cãominhada – Lions Clube de Brodowski

Promovida pelo Lions Clube de Brodowski, a 2ª Cãominhada contará com cães das mais diferentes raças. A ação conta com o apoio do Museu Casa de Portinari.

Caminhada Passos que Salvam –Hospital de Amor

A Caminhada Passos que Salvam é um evento filantrópico dirigido pelo Hospital do Amor, de Barretos, que acontece em todo o Brasil desde 2012. Em Brodowski, a ação é organizada pelo Capítulo Luz da Ordem DeMolay.

 

Informações: (16) 3664-4284

Entrada: gratuita

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*