governo sao paulo
  • portugues
  • espanhol
  • ingles
  • diminuir texto
  • aumentar texto

Programação Novembro

Família Legal

Aos finais de semana, as famílias que passam pelo o Museu Casa de Portinari, participam de atividades especiais. Após a visita, os educadores propõem o desenvolvimento de ações como perguntas e respostas, quebra-cabeça, jogo da memória, entre outras atividades que complementam a visita e divertem. No final, recebem o certificado Família Legal.

Minicurso Livre – Pensar a Arte: aspectos filosóficos da produção artística

Voltado para quem possui interesse em filosofia e produção artística, e para amantes de qualquer modalidade de obras de artes, o minicurso proporciona ao participante um olhar filosófico sobre a arte. Ministrado pelo Prof. Me. Pe. Círio Alessandro Jacinto, diretor do Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto.

Domingo com Arte

No segundo domingo de novembro (11/11), o Museu Casa de Portinari realiza o projeto Domingo com Arte. A atividade tem como objetivo incentivar os artistas regionais e aproximar o público, ainda mais, das artes e da cultura, permitindo aos visitantes contato com pintura, músicas, performances, trabalhos manuais e escultura, produzidos em tempo real.

Consciência Negra

Comemorar o Dia da Consciência Negra (20/11) é um marco na história do Brasil, é o momento de refletir sobre o negro e a sociedade. A música e a dança são heranças culturais africanas que os brasileiros valorizam com orgulho, pois essa mistura de ritmos retrata tradições que perduraram na história. O samba, original gênero brasileiro, tem, na verdade, sangue africano. A junção do batuque dos negros com o ritmo brasileiro originou uma cadência única, que atualmente conquista brasileiros de quaisquer descendências. Sambar é um ato nato do brasileiro e como dizia Dorival Caymmi:  “Quem não gosta de samba, bom sujeito não é; é ruim da cabeça ou doente do pé.” Dessa forma, o Museu realizará apresentações de dança com o Grupo de Dança Max Ação Academia em escolas de Brodowski.

Oficinas Andantes

O Museu Casa de Portinari leva as Oficinas Andantes até o bairro Luiza Grandizolli Girardi. Lá serão realizadas atividades especiais voltadas para as artes, todas orientadas pelo artista plástico Antônio Ailton Rufato, em comemoração as crianças.

Oficina “Cantando para Candinho”

Alunos do Projeto Guri apresentarão o poema de Vinicius de Moraes “Poema para Candinho Portinari em sua morte cheia de azuis e rosas”, musicado por Wimer Bottura Junior. O objetivo é juntar a poesia de Vinicius, as obras e as memórias do pintor. Antes e depois da apresentação, serão realizadas atividades para as crianças assistidas pela Casa Abrigo e outros visitantes que estiverem no Museu. A oficina tem como objetivo estimular a vivência entre grupos através da música.

 

Local: Museu Casa de Portinari (Praça Candido Portinari, nº 298 – Centro – Brodowski/SP)

Informações: (16) 3664-4284

Entrada: gratuita

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*