• portugues
  • espanhol
  • ingles
  • diminuir texto
  • aumentar texto

Programação Setembro

Família Legal

Pensando no fortalecimento dos vínculos familiares, considerando que esses são os momentos de convivência mais significativos de nossas vidas, o Museu Casa de Portinari propõe, aos finais de semana, uma experiência interpretativa com perguntas e respostas, quebra-cabeças, jogo da memória e leitura compartilhada para serem ressignificadas coletivamente. Ao final, os participantes recebem o certificado de “Família Legal”.

Domingo com Arte Edição Especial: Parceria com a Universidade Moura Lacerda de Ribeirão Preto

Artistas produzindo em tempo real. Essa é a proposta do Domingo com Arte, que acontece na esplanada do Museu Casa de Portinari. O público pode conferir processos da criação artística, materiais e técnicas e, ainda, conhecer a produção dos artesãos locais, e interagir com performances de poesias e estátua viva. Sempre no segundo domingo do mês.

Em setembro, a edição contará com a parceria da Universidade Moura Lacerda, de Ribeirão Preto, com o projeto “Encontros Plures”. Essa é uma iniciativa institucional que objetiva fomentar ações educativas, culturais e artísticas em Ribeirão Preto e na região por meio do diálogo, da troca de experiências, do despertar da sensibilidade e da reflexão crítica. No Museu, será apresentada a “Instalação sonora” que proporcionará um ambiente interativo com várias possibilidades de manifestação por meio da música. Ainda, terá a “Brinquedoteca inclusiva”, projetada para o brincar infantil, como maneira de aprendizagem efetiva e vivência lúdica com brinquedos adaptados para crianças com deficiência ou necessidades especificas.

Oficinas Andantes

Uma ação do Museu Casa de Portinari para favorecer o acesso cultural a comunidades que não usufruem a instituição em sua totalidade. Realizadas mensalmente, percorrem os bairros mais afastados do município com oficinas de pintura a guache e desenho, oficina de pipas, brinquedos e brincadeiras antigas. Orientadas pelo artista plástico Ailton Rufato, são concebidas para contribuir com o desenvolvimento de capacidades diversificadas e de relações sociais.

Oficina: Sarau de Memórias

O Museu Casa de Portinari, em parceria com os projetos Guri, Iluminando Vidas e Vivência Feliz, de Brodowski, propõe a realização de um sarau de poesias. Os participantes escolherão, previamente, fotos pessoais para a composição de poemas. A atividade visa exercitar a memória, a criatividade e a improvisação, além de proporcionar socialização e trocas de experiências entre idades distintas.

13ª PRIMAVERA DOS MUSEUS

“Museus por Dentro, por Dentro dos Museus”

 

Roda de Conversa: Conhecendo a Coleção

A atividade abordará a complementação dos registros documentais do acervo museológico e do banco de dados da pintura mural descoberta, em 2014, durante o restauro do museu.

Palestra: Gestão Museológica – Desafios, Perspectivas e Diálogos

A museóloga e diretora do Museu Casa de Portinari, Angelica Fabbri, apresentará o organograma institucional e os processos de trabalho dos setores técnicos e administrativo do Museu.

 

Informações: (16) 3664-4284

Entrada: gratuita

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*